Confraria do Leite

 


Em  meados do ano passado, por iniciativa do senhor Benjamim Massa, surgiu a ideia de formar uma Confraria do Leite dos Açores, conjuntamente com as seguintes instituições: Junta de Freguesia de Arrifes, Cooperativa Agrícola do Bom Pastor, Unileite e Associação de Jovens Agricultores Micaelenses.
Após várias reuniões, foi então constituída a 28 de Junho de 2011,tendo por finalidade promover a produção e o hábito do consumo de leite, enquanto produto essencial ao desenvolvimento de qualquer ser humano. A confraria consubstanciar-se-á numa Associação Cultural, sem fins lucrativos, baseada num estatuto e por associados, que serão admitidos nos termos da sua estrutura orgânica.
Foi elaborado o seu traje cerimonial, inspirado no lavrador Arrifense, onde a capa representa a forma como em dias de chuva e frio se abrigavam no campo, com um capote de fardo oleado, dando assim origem a um “poncho” castanho claro, debruado a verde (das pastagens), e por um chapéu de feltro, na mesma cor, semelhante ao usado por estes em dias de cerimónia.
Como insígnia decorativa, e de certo valor etnográfico, uma pequena lata de leite, representa os primeiros passos dados no sector leiteiro na nossa Região, assim como o botão que prende a capa, uma pequena estaca de madeira que prendia o gado à corrente na pastagem.
Assim se pretende valorizar a nossa gente que trabalha diariamente no campo e todos aqueles que de certa forma estão ligados a este sector da nossa economia, sendo a nossa freguesia um importante pilar.