Cooperativa Agrícola do Bom Pastor

 

 

Devido a dificuldades na venda de leite o Sr. Raul Moreira Mendonça decidiu em 1948 fundar a Cooperativa Agrícola do Bom Pastor com o objetivo de trabalhar produtos lácticos. Algum tempo depois, devido às dificuldades para entrar no mercado e dadas as pequenas quantidades laboradas, decidiu criar também a Uni leite em conjunto com mais algumas cooperativas, isto 6 anos depois.

Aos poucos a Bom Pastor foi tomando uma posição menos ativa na Uni leite, participando apenas nas Assembleias

Geral, até que em 1974 a Bom Pastor organizou uma greve de leite e passou a organizar as direções para esta nova cooperativa.

Em 1985 a Bom Pastor entra na comercialização dos fatores de produção e dois anos depois inaugura o armazém que ainda hoje se situa anexo à Uni leite. Em 1991 a Uni leite passou por uma crise financeira, como não podia pagar aos seus associados a direção decidiu abandonar o cargo e assim a Bom Pastor assumiu a direção da Uni leite. Aos poucos ambas as instituições foram crescendo até que em 2000 a Uni leite mudou‐se para as suas instalações atuais, cedidas pela Bom Pastor.

Em 2003 a Bom Pastor mudou‐se para as atuais instalações, numa continuidade de um projeto da direção anterior, que tinha como objetivo dinamizar a cooperativa e não ficar só nos fatores de produção tradicionais (adubos e rações), e assim surgiu o Entreposto Agrorural, com a prestação de serviços, o autosserviço, o café e o auditório, inaugurados em 2005.

Atualmente dispõem de 392 associados com poder deliberativo num total de 600 associados aproximadamente. O seu volume de negócios em 2007 ultrapassou os 7 milhões de euros de vendas nos fatores de produção e um total de 22 milhões considerando as vendas de leite entregues na Uni leite, representando os seus associados 66% de todo o leite recolhido pela Unileite.