Ambiente > Trilhos Pedestres

Trilhos Pedestres


1- Igreja de Nossa Senhora da Saúde:

Igreja do séc. XVI situada no centro da freguesia. O seu frontispício trabalhado em pedra de lavoura, fica voltado a Sul, com torre dos sinos a Poente. O seu interior é constituído por três naves. O conjunto arquitectónico central é fundamentalmente composto por um brasão de armas em pala, tendo a meio uma cruz, e por cima um nicho delimitado por dois SS, rematados superiormente por uma folha de acanto estilizada. A festa em honra de Nossa Senhora da Saúde realiza-se no 3º Domingo de Agosto.








2- Fontenário da Travessa da Piedade:

No sítio do fontenário existe desde 2001 um painel em azulejo que ilustra a estrutura do antigo fontenário que funcionou até meados do séc. XX. Os fontenários desempenham outrora um papel social importante, além do abastecimento de água, essas fontes serviam ainda de local de reunião.


























3- Moinho de vento da Rua do Moinho

Edifício de pedra, rebocado e caiado, em forma de torre tronco-cónica, em que remata com tejadilho giratório de madeira.























4- Moinho da Rua da Boavista

Este moinho tem dois pisos ligados por uma escada interior. Até à década de setenta servia para a moagem de cereais (milho e trigo), actualmente encontra-se recuperado servindo de habitação aos seus proprietários.



























5- Casa Brasonada

Antigo solar utilizado como casa de Verão de senhores ruços da cidade. No seu brasão de armas, o escudo representa os apelidos Carreiros, Castros, Câmaras e Coutinhos.





























6- Triato do Espírito Santo

Edifico de pedra e cimento, construído em honra do Divino Espírito Santo.
O Seu interior poderá ser visto através de portas envidraçadas





























7- Barbearia Benfica

Propriedade do Sr. José Roque desde 1946 exerce aí a actividade de barbeiro. Outrora o mesmo espaço serviu para a venda de quinquilharia (chinelos, galochas, candeeiros, carteiras, isqueiros, escovas, pastas dos dentes, etc.). A partir de 1990, a par da actividade de barbearia, neste espaço são expostos objectos antigos (moedas, fotografias, brinquedos, miniaturas feitas pelo próprio, em madeira).












8- Jardim D. Leonor Afonso

Parque com espaço infantil e campos de jogos. Foi construído, em 1927, pela Junta de Freguesia no terreno circundante à escola D. Leonor Afonso.
















9- Largo Cardeal D. Humberto Medeiros

«Porta de entrada» da Freguesia de Arrifes, popularmente designado de «quatro cantos».
















10- Igreja de Nossa Senhora da Piedade

Construída em 1530, esta Igreja é o templo mia antigo dos Arrifes. O subtecto é em abóbada de pedra e o frontal do altar é um painel em azulejos representados a Pietá. Em 19532 realizam-se obras de restauro e fizeram-se algumas modificações no edifício: substituição da escadaria, construção de uma torre em estilo clássico, um salão e atampliação da sacristia. A Festa em honra de Nossa Senhora da Piedade realiza-se no 4º domingo de Setembro














11- Igreja de Nossa Senhora dos Milagres

Localizada na Travessa dos Milagres, a Igreja de Nossa Senhora dos Milagres foi edificada nos princípios do século XIX. Possui uma capela-mor revestida de azulejos com quadros alusivos a Nossa Senhora, um sacrário de estilo, todo dourado, baptistério e um arquivo paroquial. A festa em Honra de Nossa Senhora dos Milagres realiza-se no 3º Domingo de Setembro.

















12- Triato da Rua do Outeiro

Edifício construído em Honra do Divino Espírito Santo.



























13- Casa Típica

Construída por blocos de pedra, sem guarnição, com empena para o caminho com uma janela. O acesso da rua é feito através de um portão que comunica com a eira. Na fachada lateral existe uma porta ladeada por janelas.


















14- Quartel

Em 1946 o Batalhão independente de Infantaria nº. 8 Passou a estar aquartelado nos Arrifes, nas instalações do então hospital Militar, aquando da organização de uma expedição a Angola. Posteriormente passou a ser o local onde era feito o recrutamento militar. Actualmente tem a denominação de Regimento de Guarnição nº. 2 e uma das suas principais funções é a de dar protecção à população civil em caso de catástrofe.


















15- Serra Gorda

Estrutura geológica cujo cone vulcânico está situado numa falha sísmica activa. Os seus movimentos têm vindo a deformar a cratera do seu topo. Pertence ao complexo vulcânico dos picos, esta elevação vulcânica de cota 485 metros é coberta por pastagens onde, de vez em quando, aflora a rocha mãe. É utilizada para a prática da agricultura.