Cultura

Festas e Actividades Culturais

Semana da Juventude

Realizou-se, de 18 a 23 de agosto, a Semana da Juventude, este ano com um vasto programa de atividades recreativas e espetáculos. Destacamos a Noite de Sopas na maior panela dos Açores, onde a variedade marcou a diferença. Tivemos sopa de peixe, de carne, feijão, legumes, caldo verde, sopa primavera, cenoura, galinha, massa, marisco e nabo! Este ano, outra inovação consistiu na dinamização da Noite Infantil, com pula-pula, surf mecânico, pinturas faciais e outras atividades. Do programa constou, ainda, um Torneio de Ténis de Mesa, e a atuação de grupos musicais locais e de fora da Freguesia. Estamos certos de que foi uma semana do agrado de todos vós.

 

Conversas à viola


Realizou-se na sede da Junta de Freguesia, um serão intitulado «Conversas à Viola» com a par ticipação da Associação de Juventude “Viola da Terra”, e com os tocadores Renato  Cordeiro, Rafael Car valho, David Pacheco e Beatriz Almeida.

 

Festa da freguesia


 Realizou-se, em junho, mais uma edição da Festa da Freguesia, com um vasto programa de iniciativas e atividades. Destacamos, de entre estas, a Feira de Atividades Económicas, dinamizada pela primeira vez em 2010, sob gestão deste executivo e que contou com a participação de empresários e artesãos desta comunidade, tendo sido presidida a sua inauguração pelo Secretário da Economia, Dr.Vasco Cordeiro. Do programa, constou, ainda, uma exposição de hardanger, estanho e artes decorativas, uma prova de atletismo, desfiles da fanfarra dos Bombeiros da Ribeira Grande e do grupo Bora Lá Tocar, o tradicional churrasco de carne açoriana, com o patrocínio habitual da Cooperativa Agricola do Bom Pastor, um festival da Bandas Filarmónicas e a atuação de diversos grupos musicais e recreativos, dos quais destacamos o Grupo Folclórico de Arrifes, o Grupo de Cantares d’ Outrora e o Grupo Amigos do Divino.

Viagem turismo sénior ao algarve

A Junta de Freguesia de Arrifes e o INATEL promoveram uma viagem ao Algar ve, à localidade de Albufeira, de 08 a 13 de maio. Esta foi uma viagem de grande sucesso, que teve como destino uma das Regiões mais belas do nosso país, na qual o grupo teve a
opor tunidade de ficar alojado numa típica vila piscatória – Albufeira. Nesta estadia, foram organizados passeios a Faro, Lagos e Tavira. O Zoomarine – parque temático mais visitado do Algar ve – foi outro dos atrativos desta inesquecível viagem.

Passeio Sénior à freguesia de Sete Cidades

A Junta de Freguesia realizou o seu passeio anual à Freguesia de Sete Cidades. Do programa, constou uma visita a alguns locais de interesse paisagístico e turístico, como a Lagoa do Canário. A tarde foi passada na Freguesia de Sete Cidades.

Viagem à ilha Terceira com jovens dos Arrifes

De 1 a 4 de julho e de 22 a 25 de julho realizaram-se duas viagens à ilha Terceira, com grupos de jovens e adultos, proporcionando um fim de semana de convívio e intercâmbio muito agradável. A Junta de Freguesia e a AJAA lançaram um programa que contou uma visita à ilha Terceira, um passeio pedestre ao Monte Brasil e passagem por locais como Lagoa das Patas, Praia da Vitória e Algar do Carvão.

 

Motocross

«A Junta de Freguesia de Arrifes associou-se à 4ª e última prova do Campeonato dos Açores de Enduro, patrocinada pela SRMoto, concessionário KTM, sedeada na nossa Freguesia. Com todos os principais pilotos Açorianos da modalidade presentes, tivemos 2 dias de competição intensa. Com uma Prova Especial de Extreme Cross desenhada nos terrenos junto à Escola Básica 2/3 dos Arrifes, foi possível a nossa população tomar contato de perto com a modalidade, registando-se a presença de muitas dezenas de pessoas, entre locais e forasteiros que nos visitaram.

No final, o mais rápido foi o piloto Manuel Martins, tripulando uma KTM 250».
Clube de Kicboxing – Arrifes
Abel Carreiro