Grupo Cantares D´outrora

O Grupo “Cantares D’ Outrora

« O Grupo “Cantares D’ Outrora” foi fundado a 26 de janeiro de 2000, na freguesia de Arrifes, Ilha de São Miguel, Açores, com o objetivo de tocar e cantar Música do Cancioneiro Popular e Tradicional Por tuguês.

A sua Estreia aconteceu a 12 de junho do mesmo ano, nas festas tradicionais do Espírito Santo, na freguesia dos Mosteiros, em São Miguel.

O Grupo que inicialmente se dedicou à recolha e interpretação de temas de Música Tradicional Portuguesa, tendo já um considerável número de recolhas, canções, e arranjos Musicais Populares no seu repertório, bem como muitos temas originais, que alternadamente vai apresentando nos seus espetáculos.

Constituído por um vincado cariz familiar, o !Cantares D´Outrora” é actualmente composto por 11 elementos.

Desde a sua formação, o Grupo fez diversas apresentações. Apresentações estas que vão desde as Ilhas de São Miguel, Santa Maria, Faial e Pico a diversas localidades dos Estados Unidos, Canadá, e França, nomeadamente, Fall River, Boston , New Bedford, Scarbrough, Toronto , Sant Genny Laval, e Cidade de Lyon, assim como ao Continente, Lisboa, Porto etc.

Depois de ter gravado o seu 1º CD “O Cantar é de quem Canta” cujo lançamento foi em fevereiro de 2005, o Grupo foi convidado pela Câmara Municipal de Ponta Delgada, para participar na Bolsa de Turismo de Lisboa, em representação do Concelho e da Ilha de São Miguel, onde atuou.

Neste mesmo ano, o “Cantares D’ Outrora” foi convidado pela SIC para participar no programa “SIC 10 Horas”, nos estúdios em Lisboa, e pela RTP1 onde participou no programa “Portugal no Coração”, nos estúdios no Porto.

Dos inúmeros espetáculos em que participaram no decorrer destes 10 anos de existência, destacam-se várias apresentações em programas da RTP1 “Verão Total’’ e RTP/AÇORES, nomeadamente no programa “Atlântida”, no “Natal dos Hospitais” e dezenas de diversos espetáculos pela Ilha de São Miguel.

No ano 2008/2009, o “Cantares D’ Outrora” recebeu o prémio Açores Música.

Neste Ano de 2011, o “Cantares D’ Outrora’’ esteve em estúdio nas gravações, para o seu seu 2º CD, cujo lançamento está previsto para breve».

 

Grupo Cantares D’ Outrora