Piedade Lalanda assegura que o Governo dos Açores está atento às situações de carência habitacional

8Ago13

A Secretária Regional da Solidariedade Social garantiu que o Governo dos Açores está atento às situações de carência habitacional e às famílias com maiores dificuldades, visto que, por causa também da habitação, há famílias que vivem em situação de exclusão social.

“É muito importante que a habitação não seja apenas um lugar para colocar as famílias, mas também um elemento fundamental na construção da dinâmica das comunidades, da vida social das freguesias”, defendeu.

Piedade Lalanda destacou a importância de “promover, incentivar e envolver a comunidade dos Arrifes nesta transformação, nesse dinamismo social, que envolve também, neste caso, os loteamentos”.

Para a Secretária Regional, um dos exemplos de dinâmica local foi a criação de uma horta comunitária nos Arrifes, um “contributo do Governo dos Açores para que esses espaços sejam úteis para as famílias”.

Numa referência à cedência, por concurso, de lotes infraestruturados nos Arrifes, esclareceu que são propriedade da Região Autónoma dos Açores e visam a construção de habitações de tipologias T3 a T5.

No âmbito do concurso, serão tidos em consideração o rendimento, a dimensão das famílias e a idade dos candidatos, privilegiando-se os casais jovens.

As candidaturas decorrem entre 26 de agosto a 20 de setembro e podem ser entregues no Gabinete de Atendimento da Direção Regional da Habitação.